Sempre foi um desafio ficar entre a Colônia e o mundo exterior em assuntos de negócios e finanças. No fundo do meu coração, sou uma formiga e concordo plenamente com a forma como minhas irmãs encaram o dinheiro. Em grande parte desnecessário, sinal de falta de cooperação ou talvez de egoísmo intrínseco, é perfeitamente possível que uma sociedade funcione sem ele.
Uma sociedade de formigas, pelo menos.
Essa era a razão pela qual a Colônia costumava confiscar as riquezas dos indivíduos mais ricos sempre que conquistava um novo território. Para eles, qualquer pessoa que acumulasse tantos recursos era simplesmente egoísta, e não havia razão para que a mimassem quando não precisavam.
Em meus negócios, criei grandes fortunas para outros, e alguns se tornaram colossalmente ricos por meio de acordos comerciais com minha família. Sorrio, estalo os dentes alegremente, compartilho um charuto e dou tapinhas nas costas deles enquanto os papéis são assinados.
Gosto de negócios, aprecio o comércio, tudo isso faz parte do grande jogo.
Mas, no fundo, eu não gosto dessas pessoas.
Elas são egoístas até a medula, acumulando para si mesmas em vez de distribuir para o benefício de todos. Afinal, eu não tenho nenhuma fortuna pessoal.
Tudo vai para a família.
– Trecho das anotações particulares de Merchant.
A batalha assolava os túneis subterrâneos e todos na Montanha Verde estavam cientes disso, em maior ou menor grau. A notícia se espalhou rapidamente. As vibrações causadas pelos combates podiam ser sentidas nos postos de guarda e quartéis nas áreas mais baixas da cidade.
Discussões se espalharam por Montanha Verde, com indecisão e medo em conflito com raiva e ousadia.
Deveria o restante do exército avançar e juntar-se à luta? Deveriam os exploradores ser enviados para buscar vingança contra o monstro que os atormentara? Seria arriscado demais? Seria necessário?
Por fim, concluiu-se que interferir na batalha a essa altura do campeonato seria mais um obstáculo do que uma ajuda. Com um Batalhão de Julgamento e quatro mil soldados da Montanha, eles teriam mais do que o suficiente para concluir a missão.
Tensos e sem querer deixar essa oportunidade escapar, alguns ainda insistiram para sair da cidade, mas tiveram seus pedidos negados. Os riscos eram muito altos, a necessidade, muito baixa. Em vez disso, a maioria foi dispensada e mandada de volta para suas camas enquanto a noite caía sobre a cidade.
As luzes foram apagadas, as janelas fechadas, as lâmpadas extintas, enquanto os cidadãos da Montanha iam dormir, inquietos e temerosos da batalha que se desenrolava lá embaixo.
Claro que as Sem Nome não se importavam com suas preocupações ou aflições. As Sem Nome vieram por uma coisa e somente uma coisa: os exploradores viviam por toda Montanha Verde, não em um único lugar, distrito ou bairro, então a lista de alvos era longa. Merchant havia garantido os endereços necessários; afinal, tudo podia ser comprado pelo preço certo.
As sombras se aprofundavam num negro puro e se estendiam pelas ruas silenciosas, deslizando pelas paredes e se infiltrando sob as portas. Como água, pingavam e se acumulavam, engrossando até que fosse possível vislumbrar os olhos de múltiplas lentes que nos observavam de dentro.
Os primeiros foram levados sem um pio. Simplesmente desapareceram, engolidos pela escuridão, afundando em suas camas ou consumidos por sombras que os envolviam como uma onda quebrando. Silenciosas e invisíveis, as Sem Nome atacaram repetidamente, com cidadãos da Montanha Verde desaparecendo de dentro de suas casas, às vezes com seus cônjuges dormindo ao lado.
Com milhares de alvos e uma janela de oportunidade muito limitada, tantas Sem Nome não eram reunidas há algum tempo, mas estavam preparadas. Elas sempre estavam preparadas.
{A Rua Olivine foi desocupada}, veio o aviso da Sem Nome.
{Todos os seis alvos? Você se certificou de capturar Jacob Smith?}
{Claro.}
{E a dona da pensão, Josephine, não percebeu?}
{Ainda não.}
{Excelente. Em seguida, vamos para a Rua Elm. Há oito alvos. Não se esqueça de conferir sua lista.}
Às vezes, era difícil distinguir onde terminava a dimensão das sombras e onde começava a real. Sentada na fronteira, a Sem Nome sentia-se em ambas e em nenhuma ao mesmo tempo. Afundou-se mais uma vez, uma poça de escuridão que deslizou pela rua de paralelepípedos, contornando o carvalho plantado no jardim e subindo a montanha.
Não essa rua, nem esta, mas a seguinte. Da sombra, ela leu a placa: Rua Elm. Era essa.
Silenciosamente, ela fez gestos para as outras, e elas sabiam o que fazer, pois seus alvos haviam sido determinados com bastante antecedência. Moveram-se tão silenciosamente quanto a morte e tão secretamente quanto um túmulo.
Oito formigas, oito alvos. Em poucos minutos, estavam seguras, os infelizes exploradores levados para o reino das sombras e transportados para longe. Logo, emergiriam da escuridão, ainda adormecidos, dentro dos túneis, para serem levados de volta ao ninho e para as camas confortáveis que haviam sido preparadas para eles.
{Bom trabalho}, avisou a Sem Nome. {Temos mais três ruas nesta parte da cidade, depois passamos para o próximo bairro. Fiquem atentas, o alarme pode soar a qualquer momento.}
As outras assentiram com a cabeça, cientes de seu trabalho, mas também de que essas coisas precisavam ser ditas.
Como se viu, as Sem Nome haviam superestimado a Montanha Verde. Elas quase haviam terminado a colheita quando o alarme soou. Sinos tilintaram e as pessoas gritaram, correndo pelas ruas em voz alta. Luzes brilharam intensamente dentro das casas e os cidadãos foram despertados de suas camas, alertas e tensos.
Bem, as Sem Nome sabiam quando não eram bem-vindas… e geralmente não se importavam, mas, neste caso, haviam prometido ao Ancião que recuariam assim que fossem descobertas. Como gotas que se juntavam para formar um riacho, as sombras se aglomeraram enquanto desciam a montanha em alta velocidade, ganhando impulso e força à medida que avançavam. Escorregaram por ralos, correram por sarjetas e porões subterrâneos, descendo, descendo cada vez mais fundo até alcançarem os túneis novamente.
A partir dali, jamais poderiam ser apanhadas. Muitas sombras, muita escuridão, e eles eram simplesmente boas demais.
Em poucas horas, sua tarefa estava concluída. Mais uma vez, retomaram seus postos nos ninhos e, se alguém notou sua ausência, sabiamente não disseram nada. Se alguém percebeu que as celas que antes abrigavam confortavelmente os cativos estavam novamente cheias… também não disseram nada.
O Ancião as havia convocado para essa tarefa, sabendo que as sombras seriam capazes de ter sucesso enquanto seu superior criava uma distração lá embaixo, e as Sem Nome jamais recusariam o chamado à ação.
A parte delas estava cumprida, mas isso simplesmente significava que poderiam voltar a se concentrar no que era realmente importante.
Oito horas era o prazo estipulado, e oito horas era o que a Colônia teria.
Gostassem ou não.
…