Muitos debatem o significado exato do nome atribuído a Yolesh, o Eterno Moribundo. Seria o Ancião alguma forma de morto-vivo? Seria uma demonstração de orgulho ao afirmar que Yolesh não pode realmente morrer? Ou teria um significado completamente diferente?
Entre os adoradores de Yolesh, não há consenso, mas existem algumas visões predominantes, sendo a mais comum a de que a aura de imortalidade que envolve o Ancião é alimentada por sua própria força vital. Nesse sentido, Yolesh está sempre morrendo, consumindo sua própria vida para manter seu poder.
Se isso significa que o Ancião está destinado a morrer, ou se ele pode substituir o que perdeu, só podemos especular.
O que se sabe é onde Yolesh emergiu durante a Ruptura. O Vale da Névoa Eterna é o lar dos mortos-vivos até hoje. Não importa quantas vezes sejam mortos, não importa quão completamente, eles sempre retornam. Talvez um exemplo da verdadeira natureza de Yolesh.
– Trecho de ‘Sabedoria Coletiva dos Cultos’, de Granin Lazus.
Os diplomatas da Colônia jamais imaginaram que seu trabalho se tornaria tão simples. O Povo clamava por equipes que partissem de Casa Formiga para visitar seus territórios. As solicitações para visitar o berço do Bola-Túnel dispararam, com milhares de pessoas demonstrando interesse em ver como o jogo era praticado pelas criaturas que o criaram. O intercâmbio cultural e a aceitação entre a Colônia e o Povo, que a princípio parecera tão difícil, um projeto de décadas, estavam se acelerando a passos largos a cada semana.
Os brathians também foram contagiados pelo entusiasmo. Segundo os relatórios mais recentes, o Conglomerado da Ilha Brathiana estava pagando por treinadores e equipes de formigas, chegando a desembolsar uma quantia considerável para recrutar uma equipe de escultores para demonstrar os métodos oficiais de construção aos seus próprios construtores. A notícia do jogo se espalhava pelas rotas marítimas, levando outros conglomerados a entrar em contato, desesperados para não ficarem para trás da concorrência.
Parecia que, onde quer que a Colônia fosse, contanto que Bola-Túnel também estivesse lá, eles eram recebidos de braços abertos. As conversas eram fáceis, os acordos fluíam sem problemas, os contratos eram feitos, assinados, selados e entregues antes que o chá esfriasse.
Diplomant não poderia estar mais satisfeita. O que elas haviam previsto que levaria dez anos seria concluído em menos de doze meses. Tudo graças a um exercício de treinamento que os agricultores gostavam de acompanhar.
Enquanto estava de pé, olhando por cima da borda da nave voadora que se elevava acima das águas safira cintilantes do quarto oceano, ela só pôde admitir que seu papel não era mais representar a Colônia em negociações internacionais.
Não, tudo havia mudado.
O papel dela era espalhar o jogo o mais longe e rápido possível, como apenas uma formiga conseguiria. Se as formigas locais estivessem jogando, elas chegariam até a Colônia por conta própria. Tudo o que as formigas tinham que fazer era sentar e esperar, tomando chá e comendo bolo.
Era simples. Ela fretou navios e enviou Povo, brathian, golgari, ka’armodo, até mesmo alguns bruan’chii, que haviam aprendido o jogo enquanto serviam nos batalhões. Eles faziam partidas de demonstração, ensinavam crianças e adultos, organizavam confrontos entre os moradores locais. Ao longo de algumas semanas, o interesse aumentava, eles conquistavam adeptos para o jogo e, inevitavelmente, as conversas se voltavam para a possibilidade de criar um campo adequado e organizar partidas regulares.
Nesse instante, a Colônia entraria em ação.
Precisando de um campo? Nós o construiremos, gratuitamente. Gostaria de algum treinamento? Gostaria de ver um time de formigas jogar? Claro, teriam o maior prazer em patrocinar sua melhor equipe para visitar o quarto estrato e faria isso todos os anos!
Depois de um ou dois meses, ela aparecia com seus colegas diplomatas.
“Qual a sua opinião sobre o comércio? Gostaria de reconhecer a Colônia como uma nação independente e livre de criaturas sencientes?”
“Receio que o reconhecimento da nossa soberania e do nosso direito de existir seja um requisito para a participação na Copa do Mundo. Que bom contar com a sua concordância. Vamos brindar com uma xícara de chá de folhas soltas e scones.”
Funcionou como um dos relógios mágicos da Cidade Prateada, tão previsível quanto o girar de engrenagens e o balanço de um pêndulo. Um nível de sucesso diplomático sem precedentes. Os relatos dos espiões dentro da Igreja do Caminho diziam que os sacerdotes estavam atordoados. Tentar unir as raças sencientes contra as formigas era quase impossível, já que o jogo abria portas a torto e a direito.
Não que eles não tivessem tido algum sucesso. Eles precisariam ser enfrentados eventualmente, provavelmente quando o Ancião despertasse. Por ora, Diplomant iria, para usar uma expressão humana, aproveitar a oportunidade enquanto ela durasse.
Contudo, de todas as raças, reinos, feudos, cidades livres e ilhas para as quais ela havia difundido o jogo, havia uma que lhe causava certa preocupação. A reputação daquele povo era tal que ela se perguntava se eles sequer se interessariam por Bola-Túnel. De certa forma, ela estava ainda mais preocupada se eles demonstrassem interesse.
Com um leve solavanco, a nave voadora colidiu com o cais. A tripulação se agitou, gritando instruções, lançando cordas, amarrando tudo e logo chegou a hora de pousar. Junto com seus acompanhantes, Diplomant deslizou pela rampa, seus olhos absorvendo a vista incrível da ilha flutuante no céu.
Ela perguntou, claro, se os moradores locais tinham aderido ao jogo, mas tudo o que ouviu foi que teria que ‘ver com os próprios olhos’.
Ela não demorou muito para entender o que seu agente queria dizer.
“Ei? Ei?! Você tá falando sério, cara?! A bola entrou!”
“Quer tentar, parceiro?! Porque eu topo! Estou louco para tentar!”
“Calem a boca, seus idiotas! Voltem a prestar atenção!”
“Ei?”
“Ei!”
“… Chega.”
Aplausos irromperam quando o jogo recomeçou.
“Vamos lá, você é demais! Pegue eles!”
“Bola? BOLAAAAAAAAA!!!!”
“Ump! Cadê a maldita chamada?!”
“Ei! Eu sou o árbitro, não você! Cale a boca!”
“Ah, é? Então quer tentar?”
“E aí?”
“Eyyyy!”
Em pouco tempo, dois magpei, um deles com uniforme de árbitro oficial, estavam se agarrando e lutando nos céus enquanto o jogo continuava abaixo deles.
Diplomata estalou as mandíbulas lentamente, sem saber se devia sentir prazer ou desespero. Em todos os cantos daquela pequena cidade, ela olhava para todos os lados, onde via pessoas jogando Bola-Túnel, brigando por causa do Bola-Túnel ou fazendo as duas coisas ao mesmo tempo.
Os magpei eram lendários por seu temperamento explosivo, força física impressionante, resistência e recuperação surpreendentes e amor eterno por baterem uns nos outros.
Era perfeitamente possível que eles dominassem o mundo do Bola-Túnel. Ele foi feito para eles.