Traduzido usando Inteligência Artificial
As palavras da sombra pareceram funcionar, até certo ponto, pelo menos, pois a garota finalmente parou de tremer. Ela ainda parecia assustada, tentando permanecer o mais imóvel possível… mas uma criança era uma criança.
Não demorou muito para que ela ficasse entediada e inquieta. Olhando ao redor com uma expressão de curiosidade, um gesto sem sentido, já que não conseguia enxergar nada na escuridão, a garota falou em um tom mais alegre.
“Meu nome é Tatal. Eu tenho tantos anos.” Ela ergueu uma mão, mostrando orgulhosamente seus cinco dedinhos à escuridão.
A sombra não respondeu. O que lhe importava como aquela criança humana se chamava, muito menos quantos anos tinha?
A garota, porém, não parecia entender sua relutância em conversar e, depois de ficar desconfortável com o silêncio, perguntou:
“Qual é o seu nome, Ser das Trevas?”
A sombra franziu a testa.
Também não se importava com o nome que lhe davam. Mas, já que a garota havia perguntado, a sombra tentou se lembrar.
Seus nomes eram tão incontáveis quanto suas vidas passadas, um mar deles, vasto e sem significado. Por fim, sua voz fria ressoou mais uma vez da escuridão:
“Já fui chamada por incontáveis nomes no passado, em incontáveis lugares. Nenhum deles tem qualquer significado agora, então… você pode simplesmente me chamar de Sombra.”
A garota virou a cabeça para um lado e depois para o outro, como se tentasse determinar de onde vinha a voz da sombra. Suas tentativas foram inúteis, porém, pois ela vinha de todas as direções.
Ela franziu o rosto, confusa, e então perguntou hesitantemente:
“Você… você está escondida em algum lugar na escuridão, Sombra?”
A sombra achou graça.
“Não.”
Fez uma pausa e então acrescentou uma explicação útil.
“Eu sou a escuridão.”
A garota tremeu novamente.
Ela permaneceu em silêncio por um longo tempo e então perguntou de repente, em um tom curioso:
“O nome do Deus das Sombras é Sombra. Você não tem medo de que ele fique bravo com você por roubar o nome dele?”
Ao ouvir a pergunta, a sombra sentiu algo se agitar nas profundezas de sua alma. Era uma memória antiga e vaga, uma lembrança de uma vida que viveu certa vez, há muito, muito tempo. Talvez a primeira que foi forçada a suportar naquele pesadelo cruel e interminável.
A sombra se lembrou de um frio assustador, do tilintar de correntes e da dor das algemas mordendo a pele em farrapos de seus pulsos. Passo, passo, mais um passo… alguém lhe fizera uma pergunta semelhante naquela época, tantos anos atrás, no futuro distante.
O que ela havia respondido?
A sombra se agitou e falou, sua voz distante:
“Por que eu deveria ter medo de um deus fraco e meio esquecido?”
O Deus das Sombras estava morto, de qualquer maneira.
Todos eles estavam, mesmo que estivessem vivos e bem, aterrorizando a sombra com a magnitude insondável de sua existência.
‘Nada faz sentido…’
Sentindo-se incomodada, a sombra afastou seus pensamentos da natureza contraditória de sua estranha existência.
A garota pareceu muito impressionada com sua declaração distraída.
“Porque deuses são assustadores!”
A sombra sorriu na escuridão.
É claro que eram. Não havia nada mais aterrorizante do que os deuses, mas ela não temia a ira do Deus das Sombras. Se o Deus da Paz ficasse bravo por alguma coisa, não seria algo tão insignificante quanto a sombra usar seu nome. A sombra era um ser muito maior que os membros da tribo, mas, para um dos deuses, sua existência devia parecer tão fugaz e insignificante quanto a deles parecia para ela.
A garotinha, porém, não entendia isso. Como poderia? Nem mesmo a sombra conseguia compreender os deuses, então uma criança mundana, assim como o velho que a havia empurrado para dentro da caverna, sequer entenderia aquilo que não conseguia imaginar.
Assim, os membros da tribo compreendiam os deuses da única maneira que conseguiam, projetando neles seu próprio modo pequeno e primitivo de existir. Um ser insondável era indescritivelmente aterrorizante, mas um ser exatamente como eles, apenas muito mais poderoso, era simplesmente assustador.
Afinal, tal ser poderia ser convencido, pelo menos na visão dos membros da tribo. Ironicamente, a própria sombra acabou de alguma forma na mesma categoria de seres que os deuses. Era por isso que os membros da tribo tentavam agradá-la com presentes, deixando no altar os itens que consideravam desejáveis… frutas, carne, bebidas, algo que todos os humanos desejariam, já que todos os humanos conheciam a fome e a sede.
A sombra não entendia muito bem o motivo pelo qual o velho decidiu sacrificá-la uma criança pequena. Ou melhor, ela não queria entender… tinha a sensação de que compreender o motivo não lhe traria alegria alguma.
Talvez fosse simplesmente porque a garota era preciosa para o velho e, por isso, ele decidiu que aquilo que mais valorizava agradaria muito à sombra, como se possuísse um valor inerente.
Ou talvez ele simplesmente acreditasse que a sombra não era diferente das Criaturas da Corrupção e das bestas Despertas que habitavam as florestas e que tinha gosto por carne humana.
Provavelmente nem lhe ocorreu que a sombra não comia nem bebia nada desde a criação do mundo, pois simplesmente não tinha necessidade nem desejo disso.
‘Que incômodo.’
A sombra suspirou.
Ela contemplou a garota por um tempo, ponderando o que fazer com ela.
Por fim, a voz fria ressoou mais uma vez da escuridão, soando um pouco diferente.
“Por que o velho trouxe você para a minha caverna?”
A garota hesitou e então disse baixinho, sua voz carregando uma pitada de orgulho e tristeza que ela ainda não conseguia compreender completamente, a tristeza de ser traída por alguém em quem confiava.
“O vovô costumava ser o caçador mais forte da nossa tribo. Mas agora há poucos Despertos entre nós, e ele está velho. Ele diz que sua jornada para o Reino das Sombras está se aproximando… então, ele precisa ter certeza de que você cuidará da tribo quando ele partir, Ser das Trevas. Ah, quero dizer… Sombra.”
A sombra observou a garota com pesar. A infância de uma pessoa terminava quando ela perdia a confiança nos adultos. Para aquela criança humana, aquele momento havia chegado cedo demais.
A sombra não sabia por quê, mas sentiu-se triste.
Por fim, falou da escuridão, soando cansada:
“Vá para casa, criança.”
Sua voz estava tão fria quanto antes, mas agora havia uma ponta de emoção nela.
“Vá para casa e leve minha mensagem ao seu povo.”
Tatal piscou algumas vezes.
“Q-que mensagem?”
A escuridão ao redor dela se agitou e então a voz fria falou novamente.
Dessa vez, parecia ressoar de algum lugar mais próximo.
“Diga a eles que, se trouxerem outro sacrifício humano para mim…”
Embora Tatal estivesse sentada sobre pedras frias, de repente, pareceu-lhe que estava sendo abraçada pelas sombras… afundando nelas.
O abraço da sombra era pacífico.
Enquanto sentia o mundo mudar ao seu redor, Tatal ouviu suas últimas palavras.
“Eu matarei todos eles.”
No momento seguinte, de alguma forma, ela já não estava mais na vasta caverna.
Em vez disso, estava no coração da aldeia, tendo aparecido ali em um piscar de olhos.
A luz do dia era intensa e cegante, e sua visita à caverna escura parecia um sonho estranho e assustador.